Rua 1º de março irá receber o Bloco da Preta 2016

A hora é de botar o bloco na rua! Uma semana antes da grande festa começar oficialmente, um dos três maiores blocos do Carnaval carioca vai incendiar a cidade: é o Bloco da Preta, que abrirá os festejos arrastando uma multidão pelo centro do Rio de Janeiro, em uma festa de cores, alegria e diversidade, que já se tornou uma das tradições do Carnaval carioca.

Como em todos os anos, Preta recebe convidados para dividir com ela os microfones no trio e, este ano, um deles é mais que especial: o pai, Gilberto Gil. Pela primeira vez em sua carreira, o cantor e compositor baiano, um dos maiores nomes da música nacional, irá cantar em um bloco no Rio de Janeiro. Outro nome que está confirmado no desfile é o festejado funkeiro carioca Nego do Borel, dono de sucessos como “Cheguei no pistão”, “Não Me Deixe Sozinho” e “Janela Aberta”.

O desfile do Bloco da Preta acontecerá no domingo, dia 31 de janeiro, com a concentração marcada para às 12h, na Rua Primeiro de Março, entre a Rua Buenos Aires e a Rua do Rosário. O desfile começará às 13h e percorrerá a Rua Primeiro de Março até a Avenida Presidente Antônio Carlos, prometendo quebrar recorde de público e arrastar mais de meio milhão de foliões (número oficial da Riotur) com sua Bateria Black Power. Por determinação da Prefeitura, o desfile terá a duração oficial de três horas.

Madrinha do Time Brasil, Preta Gil foi escolhida por ser uma cantora versátil e dona de um dos maiores blocos carnavalescos do país. Todos os padrinhos do Time Brasil, artistas e personalidades de destaque em seus segmentos, demonstrarão apoio e paixão pelo esporte nacional, incentivando nossos atletas na busca pelos melhores resultados. Por isso, este ano, a decoração do trio elétrico do Bloco da Preta terá como inspiração o tema olímpico. A própria cantora vestirá uma fantasia inspirada na Grécia antiga, berço dos jogos.

O Bloco da Preta é o único comandado por um artista solo no Carnaval carioca, além da cantora ser a única mulher a conduzir um trio elétrico na cidade do Rio de Janeiro. Na festa, a artista reúne sucessos da música brasileira com canções próprias e de outros artistas, passando por diversos ritmos: pop, axé, sertanejo, funk, pagode e samba.

A atriz Carolina Dieckmann, madrinha do Bloco, ajuda a animar a festa, acompanhada de David Brazil (diva), Fernanda Paes Leme (musa), Fernando Torquatto (muso), Gominho (Rei Momo) e Lia Khey (Rainha). Este ano, o time vai ganhar ainda mais um reforço de peso: a atriz Letícia Lima, a funkeira gata “Alisson”, de “A Regra do Jogo”, também coroada Musa do Bloco.

O Bloco da Preta foi lançado em 2009 e em seus primeiros anos desfilou na orla de Ipanema, mas o comparecimento do público foi tão grande, que o bloco teve que ser transferido para as ruas do Centro da Cidade, já tendo desfilado nas Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas.
Com apenas sete anos de existência, o bloco ganhou fama nacional e já se transformou em um dos símbolos do Carnaval carioca. Hoje os três maiores blocos do Rio são o Bloco da Preta (que desfila no domingo antes do Carnaval), o Cordão do Bola Preta (que desfila durante a festa) e o Monobloco (que vai às ruas no primeiro domingo após o Carnaval).

 

SERVIÇO

Desfile oficial do Bloco da Preta

Data: 31 de janeiro (domingo)

Horário da concentração: 12h

Horário do desfile: 13h às 16h

Concentração: Entre a Rua Buenos Aires e a Rua do Rosário

Percurso: Rua 1º de Março, em direção a Av. Presidente Antônio Carlos